Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


  • TAMANHO DA LETRA:
  • A-
  • A+

05.10.2011

Google tem de indenizar usuária do Orkut por negligência

PDF

Campo "Denunciar Abuso" no Orkut

O Google do Brasil foi condenado pela Justiça do Mato Grosso a indenizar uma usuária vítima de difamação em duas comunidades criadas dentro do Orkut. De acordo com a decisão judicial, a empresa deve pagar R$ 10 mil à usuária. A decisão ainda cabe recurso.

A usuária entrou na Justiça em maio deste ano. De acordo com o processo, desde novembro de 2009, a mulher vinha sendo alvo de ofensas por parte de um usuário que usava um perfil falso. Ela teria utilizado o botão “Denunciar abuso” do Orkut para reportar a prática, porém, não foi atendida pela empresa.

Além de ter criado duas comunidades para difamar a mulher, o usuário envia mensagens diretas para ela com frases ofensivas.  Segundo a decisão do juiz Yale Sabo Mendes, o Google foi negligente ao não oferecer segurança efetiva à usuária. O Google não comenta o caso, mas deve recorrer da decisão.

No mês passado, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu a favor do Google em uma ação movida por um usuário do Orkut contra a empresa. O usuário, morador de Pirapora (MG), acionou a empresa, em 2007, alegando ter sido ofendido por conteúdo compartilhado indevidamente no site. Em primeira e em segunda instâncias, a Justiça decidiu que ele tinha direito a uma indenização de R$ 8.300, mas o Google recorreu.

 

Siga o DNT no Twitter: @dnt_atheniense

Curta nossa página no Facebook: clique aqui

 

 

Fonte: INFO

Publicado na(s) categoria(s) Notícias

Deixe um comentário

  • *

Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.